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Perguntas frequentes

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  • Como funciona a compra de passagem de ônibus rodoviário pela Mobifácil?

    A Mobifácil é um canal de venda online de passagens de ônibus rodoviário. Comprando pela Mobifácil, você paga o mesmo preço do guichê, não pega fila e ainda embarca direto no ônibus!

    Para comprar, acesse o site www.mobifacil.com.br > Selecione a Origem e Destino > Insira a data da viagem > Selecione a opção de horário desejada > Escolha sua poltrona > Digite os dados dos passageiros.

    Caso não seja cadastrado, você vai precisar realizar seu cadastro.. Caso já seja cadastrado, basta clicar em “Acessar minha conta” e digitar seu e-mail ou CPF e senha. Basta digitar os dados para pagamento, aceitar os termos de Política de Privacidade e Termos de Compra e concluir sua compra.

    Você receberá um e-mail com seu cartão de embarque digital e pode apresentá-lo pelo smartphone direto no ônibus, sem precisar retirar sua passagem no guichê.

    O embarque na rodoviária acontece 15 minutos antes do início da viagem.

  • Como eu sei que a minha passagem rodoviária já está confirmada?

    Ao finalizar sua compra, você receberá um e-mail com seu cartão de embarque, que comprova a compra e o pagamento de sua passagem. Você também pode consultar sua passagem na área logada, no menu “Minhas viagens”.

    Caso não tenha recebido, mande um e-mail para rodoviario@mobifacil.com.br ou entre em contato pelo Messenger no Facebook.

  • Como emito meu bilhete para viajar?

    Comprando pela Mobifácil você não precisa mais comparecer na rodoviária para emitir seu bilhete no guichê. Você receberá um e-mail com seu Cartão de Embarque Digital e pode apresentá-lo pelo smartphone direto no ônibus, junto com um documento com foto (RG ou CNH).

    É recomendável que você compareça com 30 minutos de antecedência do horário de embarque. Em casos de vésperas de feriados e datas comemorativas, o tempo recomendado é de 1 hora antes do horário de embarque da viagem.

  • Outra pessoa poderá retirar o bilhete na rodoviária em meu nome?

    Não. A passagem só pode ser apresentada pelo próprio passageiro junto com o documento com foto (RG ou CNH) informado no ato da compra.

  • Quais as formas de pagamento para compra de passagem rodoviária?

    A Mobifácil aceita cartões de crédito das bandeiras Visa e Mastercard.

  • Não recebi meu cartão de embarque. O que faço?

    Verifique em sua caixa de e-mail as pastas de SPAM e Lixo Eletrônico, procurando pelo remetente rodoviario@sent.mobifacil.com.br. Você também pode consultar seu Cartão de Embarque através da área logada do site, no menu “Minhas de viagens”. Em caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail rodoviario@mobifacil.com.br ou pelo Facebook Messenger, informando os dados abaixo:

    • Nome completo
    • CPF
    • E-mail cadastrado
    Nosso atendimento está disponível de segunda à sexta, das 08h00 às 18h00 (exceto feriados).

  • Como faço para remarcar data da viagem, horário e/ou assento?

    Só é possível realizar remarcação de data da viagem, horário e/ou troca de assento dentro do mesmo itinerário e deve ser feito diretamente no guichê da viação no prazo de até 1 ano. DICA: Antes de comparecer no guichê da viação, consulte os destinos, datas e horários disponíveis pela Mobifácil.

  • Também posso trocar meu itinerário?

    Sim, desde que a passagem não esteja vencida. Se estiver dentro do prazo de 3 horas antes do embarque, você pode solicitar a troca comparecendo no guichê da viação, portando a passagem (impressa ou no celular) e um documento com foto (RG ou CNH).

  • Posso transferir minha passagem para outra pessoa?

    Sim, é possível transferir a titularidade da passagem, desde que ela não esteja vencida. Se estiver dentro do prazo de 3 horas antes do embarque, é necessário que o titular da passagem compareça ao guichê da viação acompanhado do viajante que irá utilizar a passagem. Ambos deverão estar apresentar seus documentos originais com foto (RG ou CNH), sendo que o titular da passagem deve apresentar a passagem (impressa ou no celular).

  • Como faço para cancelar uma passagem comprada pela Mobifácil?

    Só é possível cancelar a compra da passagem com até 3 horas de antecedência do embarque. Caso o prazo de cancelamento tenha expirado, você poderá realizar apenas a remarcação de passagem.

    Você pode cancelar o pedido total (que inclui todas as passagens) ou pode cancelar parcialmente (cancelando apenas um dos assentos do pedido).

    Para cancelar, acesse o menu “Minhas de Viagens”.

    O reembolso é feito automaticamente no prazo de até 48h úteis, podendo aparecer na fatura subsequente, dependendo da data de fechamento do seu cartão de crédito.

    A empresa transportadora terá o direito de reter até 5% da importância a ser restituída ao passageiro (Art. 5° da Resolução 1922 - ANTT).

  • Em quanto tempo o reembolso do valor será efetuado?

    O reembolso é feito automaticamente no prazo de até 48h úteis, podendo aparecer na fatura subsequente, dependendo da data de fechamento do seu cartão de crédito.

  • Como posso pedir uma carteirinha de estudante?

    A Mobifácil não emite carteirinhas de estudante.

    Conforme a legislação em vigor, só são aceitos estudantes de faculdades ou de escolas que são reconhecidas pelo MEC, que residam em cidade diferente de onde estudam, e que precisem viajar no trajeto casa x escola x casa, têm direito a desconto na compra de passagens.

    Para obter um carteirinha de estudante é necessário entrar em contato diretamente com a empresa parceira do seu interesse.

    E caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail rodoviario@mobifacil.com.br ou pelo Facebook Messenger

  • Estudante tem direito a meia-entrada em ônibus também?

    Para saber mais informações sobre o benefício de estudante, é necessário entrar em contato diretamente com a empresa parceira do seu interesse.

    E caso de dúvidas, entre em contato através do e-mail rodoviario@mobifacil.com.br ou pelo Facebook Messenger

  • Sou idoso, quais são meus benefícios?

    Não é possível reservar sua passagem pelo site da Mobifácil.

    De acordo com o Estatuto do Idoso, as companhias são obrigadas a reservar 2 (duas) poltronas gratuitas para passageiros com idade mínima de 60 anos e renda igual ou inferior à 2 (dois) salários mínimos.

    Para isso, é necessário fazer uma reserva com no mínimo, 24 horas e no máximo, 5 dias de antecedência da data da viagem, contados do horário previsto para a partida do veículo.

    Entre em contato com as empresas parceiras do seu interesse para saber os canais de vendas disponíveis.

  • O que é necessário para retirada de passagem idoso nas linhas regulamentadas pela ANTT?

    DECRETO N° 5.934, DE 18 DE OUTUBRO DE 2006 Art. 2° _ Para fins do disposto neste Decreto, considera-se: I – idoso: pessoa com idade igual ou superior a sessenta anos;

    Art. 3° – Na forma definida no art. 40 da Lei n° 10.741, de 2003, ao idoso com renda igual ou inferior a dois salários-mínimos serão reservadas duas vagas gratuitas em cada veículo, comboio ferroviário ou embarcação do serviço CONVENCIONAL de transporte interestadual de passageiros.

    § 2° O idoso, para fazer uso da reserva prevista no caput deste artigo, deverá solicitar um único “Bilhete de Viagem do Idoso”, nos pontos de venda próprios da transportadora, com antecedência de, pelo menos, três horas em relação ao horário de partida do ponto inicial da linha do serviço de transporte.

    Art. 4° – Além das vagas previstas no art. 3°, o idoso terá direito ao desconto mínimo de cinquenta por cento do valor da passagem para os demais assentos do veículo.

    A passagem é liberada com 45 dias de antecedência a data da viagem, onde o beneficiário deverá estar de posse de documentos originais com foto e o comprovante de renda.

  • Como funciona as passagens de gratuidade para pessoas com deficiência?

    A Mobifácil não emite passagens de gratuidade para pessoas com deficiência. Recomenda-se que a compra da passagem da pessoa com deficiência seja feita com antecedência diretamente no guichê da rodoviária.

    No dia do embarque, o passageiro com deficiência deve se apresentar com antecedência mínima de 30 min com relação ao horário de embarque.

    As cadeiras de Transbordo são disponibilizadas pelas administradoras dos terminais rodoviários.

    Os passageiros com deficiência tem preferência para embarque. No destino final, seu desembarque deve ser posterior ao dos demais passageiros.

    O passageiro em cadeira de rodas deve se deslocar na própria cadeira até o local de embarque, onde, se necessário, deve ser realizada a transferência para a cadeira de transbordo.

    O passageiro pode levar a sua própria cadeira de rodas. No caso de cadeiras de rodas elétricas atentar para o tipo de baterias secas ou baterias de eletrólito líquido. No caso deste último, não será possível levar a cadeira.

    CÃO-GUIA: O passageiro tem o direito de viajar com o seu cão-guia sem pagar a mais pela passagem de ônibus. Contudo, é necessário entrar em contato com a empresa antes do embarque para fazer a reserva dos assentos.

  • A partir de quantos anos crianças pagam passagens?

    Crianças de até 5 (cinco) anos de idade, serão transportadas gratuitamente desde que não ocupem poltronas, observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.

  • Tenho um filho menor de 12 anos. Ele pode viajar sozinho?

    Crianças de até 5 (cinco) anos de idade, serão transportadas gratuitamente desde que não ocupem poltronas, observadas as disposições legais e regulamentares aplicáveis ao transporte de menores.

    Criança menores de 12 (doze) anos de idade acompanhada dos pais, responsáveis ou parente maior de idade até o terceiro grau (Avós, Irmãos e Tios) deverá portar Carteira de Identidade, Passaporte ou Certidão de Nascimento, original ou cópia autenticada.

    Desacompanhada destes, deverá portar, ainda, autorização judicial.

    Adolescentes entre 12 e 17 anos deverão portar como documento de identificação, Carteira de identidade (RG), Carteira de Trabalho, Passaporte Brasileiro, Carteira de Identidade Profissional emitida por Conselho ou Federação, com foto e fé pública em todo o Território Nacional, ou outro documento de identificação com foto e fé pública em todo o Território Nacional, original ou cópia autenticada.

  • Posso transportar animais na viagem de ônibus?

    Condições comuns:

    1. Apresentar a carteira de vacinação do animal.
    2. Apresentar o atestado de médico veterinário com período máximo de 7 (sete) dias até a data da viagem.
    3. O animal deve estar acondicionado em recipiente adequado e seguro.
    4. O transporte do animal junto aos passageiros só poderá ser feito desde que não comprometa a segurança ou o conforto dos passageiros.
    5. O animal deve ocupar uma poltrona individual paga para este fim.
    6. Os Órgãos Concedentes e a transportadoras não se responsabilizam pelo transporte de animal.
    7. Caso algum passageiro sinta sua segurança e conforto comprometidos em qualquer etapa da viagem o animal deverá ser retirado do veículo ou transferido para o bagageiro de acordo com a opção do seu responsável.
    8. O não cumprimento à legislação vigente permite aos funcionários da empresa recusar o embarque ou determinar o desembarque de qualquer usuário.
    9. O animal deverá pesar no máximo 10kg ( apenas pequeno porte ).
    10. Para transporte de aves domésticas e animais silvestres da fauna brasileira ou exótica, faz-se necessária apresentação de autorização do IBAMA.
  • Como funciona o transporte de bagagens?

    O preço da passagem abrange, a título de franquia, o transporte obrigatório e gratuito de volumes no bagageiro e no porta-embrulhos, observados os seguintes limites máximos de peso e dimensão:

    1. No porta-embrulhos 05 (cinco) quilos de peso total, com dimensões que se adaptem ao mesmo, desde que não sejam comprometidos o conforto e a segurança dos passageiros.
    2. No bagageiro no máximo 30 (trinta) quilos de peso total, não ultrapassando 300 (trezentos) decímetros cúbicos e 1,00 (um) metro na maior dimensão de cada volume. Excedida a franquia acima, haverá cobrança pelo excesso de bagagem.
    3. É proibido o transporte de materiais considerados perigosos, tais como explosivos, armas de fogo, produtos corrosivos, etc.
    4. Para seu conforto, sugerimos que a bagagem receba uma identificação interna contendo seus dados pessoais, possibilitando maior agilidade em eventual extravio ou esquecimento.
    5. A empresa não se responsabiliza pelos objetos dos passageiros no interior dos ônibus, por isso tenha atenção especial nos pontos de parada. No desembarque, não esqueça seus pertences.
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